
A deputada federal Caroline De Toni anunciou nesta terça-feira (30/6) o pagamento de emenda parlamentar destinada para a Embrapa Suínos e Aves, com sede no município de Concórdia. O recurso, no valor de R$ 500 mil, é destinado para que a Embrapa realize pesquisas e o desenvolvimento de tecnologias para a agropecuária, no âmbito do Plano Javali.
"Estamos atendendo uma demanda importante para a agropecuária no nosso estado. Esse valor será aplicado no desenvolvimento de pesquisas para o monitoramento e controle dos javalis, que tanto tem causado impactos na nossa produção, no meio ambiente e no setor econômico", pontuou a deputada catarinense.
O Plano Javali - Plano Nacional de Prevenção, Controle e Monitoramento do Javali (Sus scrofa) no Brasil -, apoiado pela parlamentar com a destinação da emenda, tem a finalidade de conter a expansão territorial e demográfica do animal, reduzindo seus impactos nos âmbitos ambiental, social e econômico.
De acordo com a Embrapa, os javalis estão entre as 100 espécies invasoras que causam danos mais significativos à biodiversidade, além de causar impactos sanitários e socioeconômicos. Dentre os impactos ambientais listados pela Embrapa estão a erosão, o assoreamento de rios, alteração da diversidade de espécies de plantas e na cobertura vegetal, predação de outros animais e competição com animais nativos além da destruição de habitats e ninhos. Também há significativos danos nas lavouras e a possibilidade de transmissão de doenças que impactam a saúde pública e animal.